O Grupo Volkswagen quer concluir o processo de aquisição do Grupo MAN.
A informação foi prestada nesta quarta-feira, 09, pelo Conselho de Administração da Volkswagen e tem por objetivo reforçar as ações do grupo no segmento de caminhões e ônibus, além de ajustar as sinergias já existentes.
O Grupo Volkswagen detém uma participação de 75,03% na MAN SE e tais ajustes podem resultar em ações conjuntas que vão da pesquisa e desenvolvimento, bem como a construção de partes e peças e manufatura de caminhões, além de ações mercadológicas para cada uma das partes.
Elevar a competitividade do grupo, constituindo assim um conjunto integrado para a área de veículos comerciais é o grande pano de fundo das intenções manifestadas hoje.
A mensagem deixa claro que o Grupo Volkswagen respeita os direitos dos empregados da MAN, sem limitações, e está claramente comprometido com a força da MAN.
No Brasil, a MAN Latin America já assumiu os negócios da Volkswagen Caminhões e está investindo pesado na ampliação da capacidade de produção de sua fábrica em Resende, no Rio de Janeiro.
Os aportes ali somam US$ 2,3 bilhões e visam elevar a capacidade produtiva das atuais 280 mil unidades/ano para 400 mil unidades/ano.
Em recente balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a MAN encerrou 2012 na liderança do setor de caminhões no Brasil, com a venda de 41.422 unidades, ou 29,77% de market share e na vice-liderança do segmento de ônibus, com vendas de 8.037 unidades, ou 27,9% do mercado.