A Hankook, uma das empresas mais ativas junto ao desenvolvimento de soluções e novas tecnologias em pneus, apresenta na Internationale Automobil-Ausstellung (IAA 2013), em Frankfurt (Alemanha), o protótipo de um pneu “não-pneumático”, com índice de reciclagem de 95%.
O novo pneu atende pelo nome de Hankook i-Flex (na foto), é feito a partir de borracha sintética com base em poliuretano e produzido em conjunto com o aro. Além de ser leve, não necessita de ar como os pneus convencionais, destaca informe da empresa sul-coreana.
Outro projeto conceitual a ser revelado pela maior produtora de pneus da Coréia do Sul é o Hankook eMembrane – um pneu cuja estrutura tem a capacidade de se adaptar ao piso em que está rodando.
“No modo Eco, o centro da banda de rodagem é levantado e a área de contato com o solo reduzida, refletindo-se em menor resistência ao rolamento e, consequente, menor consumo de combustível”, descreve informe distribuído pela empresa nesta quarta-feira, 28.
A empresa coreana se mostra muito ‘antenada’ com os rumos do mercado, principalmente o europeu e seu processo de rotulagem iniciado no final de 2012.
A Hankook leva para a Alemanha novas versões de pneus configurados no padrão A/A definidos pela legislação europeia, como o Ventus Prime² e o Kinergy eco já disponíveis para o verão europeu de 2014, além de portfólio ampliado para pneus de altíssima performance (ultra high performance – UHP).
A sede da Hankook na Europa fica na cidade alemã de Neu-Isenburg e opera com filiais na Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Holanda, Hungria, Rússia, Turquia, Suécia e Polônia.
Em Rácalmás, na Hungria, a empresa conta com uma fábrica com mais de 2.000 colaboradores responsáveis pela produção de 12 milhões de pneus de passeio, utilitários e caminhões leves por ano, sendo estimado para o biênio 2014/2015 uma produção anual de 17 milhões de pneus.