A Indonésia é hoje uma peça chave dentro dos planos de negócios da Hankook, a maior empresa produtora de pneus da Coreia do Sul e a oitava do mundo, segundo o ranking feito pela China Chemical Industry.
Segundo o vice-presidente para negócios da Hankook para a ASEAN, Jae Bum Park, o investimento que a empresa está fazendo em uma nova fábrica na Indonésia é parte do compromisso de produzir 100 milhões de pneus até 2014.
O pontapé inicial desse sonho deve ser dado em outubro quando entra em operação a primeira fase da nova fábrica da companhia sul coreana, na cidade de Cikarang.
Com 82% da obra completa e investimentos de US$ 350 milhões, a nova unidade terá capacidade inicial de produção de 5,3 milhões de pneus de passeio e 840 mil de pneus para caminhões e ônibus e 1.200 postos de trabalho.
Na verdade, a planta na Indonésia compreende cinco fases de implantação e investimentos totais de US$ 1,1 bilhão e vão até 2018 quando devem sair de suas linhas de produção 18 milhões de pneus por ano. Em outubro agora começa apenas a primeira fase do projeto.
A meta da Hankook é comercializar esses pneus junto aos mercados da América do Norte, Oriente Médio e Sudeste da Ásia.
Inicialmente, 30 mil unidades serão destinadas para os Estados Unidos até o final deste ano, destacam agências de notícias asiáticas.