Segundo informações de agências internacionais baseadas em apresentação realizada pela companhia sul-coreana na Bolsa de Valores de Seul (Coreia do Sul), o board da Hankook planeja separar sua unidade de negócios de pneus do restante das operações do grupo.
A ideia seria agregar a operação ‘pneus’ sob o chapéu da Hankook Tire Co. Ltd., que nasceria com potencial de vendas da ordem de US$ 3,5 bilhões por ano. Já o braço de investimentos do grupo seria constituído a partir da Hankook Tyre Worldwide Co. Ltd.
O objetivo dessa separação seria o de dar maior consistência e estabilidade aos negócios de pneus do grupo sul-coreano, com foco concentrado em pneus.
Há tempos investidores globais tem criticado a baixa performance ‘financeira’ do grupo além do fraco desempenho das ações negociadas em bolsa, em que pese os excelentes resultados da divisão de pneus, como agora, ao exibir lucro operacional de 235,3 bilhões de wons no 1T2012, o equivalente a US$ 208,2 milhões, resultado 71,1% superior ao registrado entre janeiro e março do ano passado.
A medida também permitiria ganhos de liquidez em ações negociadas na Bolsa de Valores de Seul e junto aos American Depositary Receipts (ADRs) – recibos de ações – que a empresa negocia na Bolsa de Valores de Nova York.
Segundo o informe das agências internacionais, os acionistas decidiriam por essa divisão em 27 de julho, mas a consolidação do processo se daria somente a partir de 01 de setembro do corrente ano.
Até lá, o board da Hankook, se compromete a realizar uma apresentação de suas reais intenções na Bolsa de Valores de Nova York, onde a empresa sul-coreana possui American Depositary Receipts (ADRs) negociados junto aos investidores locais e globais.