A Hankook, maior empresa produtora de pneus da Coreia do Sul e um dos players mais dinâmicos do setor, principalmente no segmento de pneus UHP – de altíssima performance – reportou ao mercado nesta segunda-feira, 29, vendas de 1.679,1 trilhão de wons (US$ 1,509 bilhão) no primeiro trimestre do ano.
O resultado veio 1,7% abaixo dos 1.707,4 trilhão de wons em igual período do ano passado e 1,3% abaixo do resultado apurado no quarto trimestre de 2012, quando a companhia apurou vendas totais de 1.700,7 trilhão de wons.
Apesar das vendas menores, a empresa sul-coreana destaca o aumento do lucro operacional 14,4% superior ao 4T2013 e 10,4% acima do obtido no primeiro trimestre do ano passado, de 254,4 bilhões de wons (US$ 228,7 milhões).
Em nota ao mercado a Hankook chama a atenção para o lento quadro de deterioração da economia mundial no período, bem como do impacto negativo da variação da cesta de moedas sobre o caixa da companhia, mas ressalta também o crescente reconhecimento da marca como fabricante de produtos Premium, seja em qualidade, em tecnologia e confiança do consumidor.
Um sinal disso é o crescimento substancial de pneus UHP da Hankook na Europa. Enquanto a maior parte das empresas do setor patina no Velho Continente, a Hankook elevou vendas em 64% no primeiro trimestre. Em mercados como a Rússia e CEI, os avanços foram ainda maiores, de 80% e de 77%, respectivamente.
Na Ásia-Pacífico a venda de pneus ultra high performance da marca apresentaram alta de 40%, com o fornecimento de pneus originais – diretamente para as montadoras locais – crescendo 16% no período.
“Apesar do mercado ‘lento’ a Hankook foi capaz de garantir um desempenho financeiro estável no primeiro trimestre”, disse em nota o vice-presidente e CEO da Hankook, Seung Hwa Suh. Segundo ele, nesse ritmo a empresa conseguirá consolidar sua meta estratégica de figurar entre as cinco maiores empresas de pneus do mundo em futuro próximo.