O Honda Insight Prototype, a ser lançado até o final do ano, nos Estados Unidos, representa a mais nova linha de veículos eletrificados da marca no mundo. O modelo será posicionado acima do Civic e sinaliza a entrada da empresa em uma nova era de eletrificação com uma nova geração de produtos.
O Insight adotará a terceira geração do sistema híbrido de dois motores da Honda, com um propulsor de ciclo Atkinson de 1.5 litros, uma unidade elétrica e uma bateria de íons de lítio. Na maioria das condições, o Insight opera apenas com tração elétrica, extraindo energia do motor à combustão (operando como gerador) ou bateria. As baterias híbridas localizadas sob os bancos traseiros fornecem espaço e a flexibilidade de assentos traseiros dobráveis em 60/40.
Em termos de economia de combustível, será superior a 21 km/l (50 milhas por galão).
A Honda ressalta que o modelo vai oferecer o maior espaço interno para passageiros da categoria e uma série de recursos premium, incluindo assentos de couro perfurado, tela sensível ao toque de oito polegadas e quadro de instrumentos digital de LCD com sete polegadas.
Trará ainda funcionalidades mais intuitivas e semelhantes aos smartphones, incluindo aplicativos customizáveis e atalhos de tela inicial, juntamente com as atualizações do sistema Apple CarPlay e Android Auto e as atualizações do sistema de over-the-air ativadas por meio de Wi-Fi, que destacam o Insight frente aos concorrentes.
O Insight será fabricado na planta Honda da Greensburg, Indiana, ao lado do Civic e do CR-V usando peças fabricadas localmente e de origem global. Ele será lançado no fim de 2018 e irá se juntar à série Clarity (Clarity Fuel Cell, Clarity Electric e Clarity Plug-in Hybrid) e ao novo Honda Accord Hybrid 2018, que chega às concessionárias norte-americanas no início deste ano.