A Honda está reestruturando seu sistema de produção de automóveis no Brasil.
De forma gradativa, a partir de 2019 e com conclusão prevista para 2021, a planta fabril localizada em Itirapina (SP) passará a concentrar a produção dos veículos da marca.
Já a fábrica de Sumaré (SP) irá concentrar atividades do centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.
“Por meio dessa restruturação, a Honda Automóveis passará a produzir todos os modelos locais na planta de Itirapina (SP), equipada com tecnologia mais atualizada”, destaca o informe da companhia, ao destacar que a unidade de Itirapina reúne características melhores em produtividade, flexibilidade tecnológica para atender as atualizações de produtos e mais sustentável – possui processo de pintura a base d’água que alia menor uso de tinta e menos poluentes.
Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção do modelo Fit e contará com a experiência de colaboradores da planta de Sumaré, que serão transferidos para Itirapina.
Em Sumaré permanecerão atividades que receberam investimentos recentes, dentre elas:
- Produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem;
- Injeção Plástica;
- Ferramentaria;
- Engenharia da Qualidade;
- Planejamento Industrial e Logística.
A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.