A Hyundai Rotem, uma das maiores fabricantes de sistemas ferroviários do mundo vai construir sua primeira fábrica para a produção de trens no Brasil. A unidade, que consumirá investimentos estimados de US$ 40 milhões (R$ 100 milhões), será erguida em Araraquara.
Segundo o presidente mundial da Hyundai Rotem, Kyuhwan Han, a expectativa é que o projeto gere 300 empregos diretos na planta que se concentrará na produção de materiais rodantes e trens.
A nova planta será a segunda maior da Hyundai Rotem no mundo e a estimativa é que o início de produção aconteça no primeiro semestre de 2016. A ideia é entregar, até agosto de 2016, 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. Para isso, as obras de construção da fábrica devem terminar já no final de 2015.
Enquanto a nova fábrica estiver sendo construída, a Hyundai Rotem realizará a montagem dos trens encomendados por São Paulo e Salvador em uma planta alugada já existente em Araraquara.
Depois de atendidos os contratos com a CPTM e o Metrô Salvador, a Hyundai Rotem pretende continuar fabricando 200 carros por ano, fechando novos contratos.