A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) vai entrar na Justiça contra o processo de dumping para pneus de automóveis procedentes da Coreia do Sul, Taipei, China, Tailândia e Ucrânia anunciado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na última sexta-feira.
Em nota, a Abidip declara que “o processo de investigação vai atingir, justamente, algumas empresas importadoras que a Abidip cita como exemplo no combate ao subfaturamento na entrada de pneus no país, irregularidade que atinge quase 70% dos produtos importados para o Brasil”.
Segundo o presidente da entidade, Rinaldo Siqueira Campos, as empresas coreanas Nexen, Hankook e Kumho, são aquelas que a associação cita como exemplo na prática de preço justo e concorrência leal no mercado internacional. “São as maiores referências de empresas que agem dentro da legalidade, de forma correta e profissional”, diz.
De acordo com o presidente da Abidip, as empresas coreanas agem dentro da legalidade e não deveriam sofrer esse tipo de fiscalização. “Nosso corpo jurídico está avaliando as medidas legais que poderemos tomar para evitar essa imposição”, disse em nota.
Entramos em contato com os representantes da Hankook, Kumho e Nexen no Brasil, mas todas as empresas se negaram a prestar maiores esclarecimentos, apontando, de forma geral, que estavam avaliando as questões lançadas pelo governo brasileiro e montando seus argumentos de defesa.
Também entramos em contato com a Anip, mas foi informada de que seu presidente, Dr. Eugênio Deliberato, se encontra em viagem.
Mais informações sobre o processo de dumping acesse as páginas do Diário Oficial da União nos links abaixo:
Página 112
Página 113
Página 114
Página 115
Página 116
Página 117
Página 118
Página 119
Página 120