A utilização de novas matrizes energéticas em substituição ao diesel, principalmente, está ganhando força junto ao governo alemão, que através do Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, decidiu não apenas subsidiar projetos como incentivar a produção de caminhões ecologicamente mais corretos, através do uso de gás natural.
Para atingir esse objetivo o governo alemão está destinando 10 milhões de euros para financiar projetos que usem a matriz energética. O programa começa em 2018 e vai até 2020, sendo que as diretrizes do financiamento se concentram em transportes pesados com caminhões acima de 7,5 toneladas, movidos a gás natural e acionamentos elétricos específicos.
O presidente da Iveco, Pierre Lahutte, não apenas vê essa iniciativa como positiva, como aponta que a marca é pioneira no no uso de GNC (Gás Natural Combustível) e GNL (Gás Natural Liquefeito) no transporte de cargas.
“A Iveco está pronta para ajudar os operadores de logística a aproveitarem os novos subsídios com uma completa linha de caminhões adaptados, que já têm uma tradição comprovada nas frotas dos principais operadores de logística da Europa”, diz o executivo em nota.
Segundo ele, o anúncio do governo alemão confirma uma visão de longo prazo da Iveco em relação ao futuro do transporte – com tração por gás natural.
Como a Alemanha é um dos principais centros na rede de transporte rodoviário, esse programa de financiamento também ajudará a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de reabastecimento. Também é uma adaptação perfeita com o tour de demonstração de energia natural que iniciaremos na Alemanha, com a ajuda da estação móvel de GNL” explica.
A IVECO apresentará sua linha completa de veículos movidos a GNC e GNL no IVECO Natural Power Tour 2018 — um programa de demonstração que cobrirá todo o território alemão, entre junho e outubro, proporcionando aos clientes a oportunidade de fazer um test-drive com os veículos.
Linha Energia Natural Iveco
A linha de Energia Natural Iveco conta com caminhões para o transporte entre 3,5 a 50 toneladas, e, também o ônibus – IVECO BUS Crossway Low Entry Natural Power
Na linha de comerciais está o Daily Hi-Matic Natural Power, para o segmento de até 3,5 toneladas. A empresa destaca que a motorização com o uso de gás natural reduz as emissões de CO2 em até 5% frente ao diesel, sendo perto de zero com o uso de biometano. Mas o maior impacto está no bolso: o uso do combustível natural pode gerar uma economia de até 35% frente ao custo do diesel. O Daily Hi-Matic Natural Power já recebeu dois prêmios neste ano, o de “Van Internacional do Ano
de 2018” e “Caminhão Sustentável do Ano de 2018”.
No segmento de médios, a Iveco tem o Eurocargo Natural Power com motor GNV de seis cilindros e torque de 750 Nm e potência de 210 Hp. O modelo tem alcance de até 400 km. Tem como prêmios “Caminhão que a Cidade Gosta” e o “Caminhão do Ano de 2016”. A empresa oferece versões Eurocargo Natural Power entre 11 e 16 toneladas.
Para serviços pesados, a IVECO oferece o Stralis NP, o primeiro caminhão a gás natural projetado especificamente para operações de longa distância. Pode rodar tanto com GNC (Gás Natural Combustível) e GNL (Gás Natural Liquefeito). São 460 Hp com autonomia de até 1.600 Km. Segundo a Iveco, com biometano, a geração de emissões de CO2 são reduzidos em 95%. Foi eleito o “Caminhão de Baixa Emissão de Carbono do Ano”, no Reino Unido.
IVECO BUS Crossway Low Entry Natural Power é o ônibus que integra a Linha Energia Natural Iveco. Coroado “Ônibus Sustentável do Ano de 2018” na categoria intermunicipal, usa o motor Cursor 9 NP e tem autonomia de até 600 Km.