A Iveco entregou na última quinta-feira, 06, ao Exército brasileiro, a primeira unidade do veículo experimental Guarani. O contrato firmado entre as partes envolve e entrega de 86 veículos até 2014, ao custo de R$ 246 milhões.
O VBTP-MR Guarani é resultado de um projeto conjunto entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro e a Iveco. Trata-se de um blindado médio para transporte de até 11 militares, além de equipamentos até 18 toneladas de peso.
O veículo tem 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura, e 2,34 metros de altura. É dotado de motor diesel FPT industrial de 383 cavalos, transmissão automática e capacidade anfíbia. Pode ser montado com diferentes sistemas de armas e transportado pela aeronave KC-390 da Embraer.
O VBTP-MR Guarani também pode ser montado em diferentes configurações, entre elas transporte de pessoal, reconhecimento, socorro, posto de comando, ambulância etc.
Segundo informe da Iveco, a produção dos blindados ocorre em fábrica dedicada, dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), com inauguração prevista para 2013 e investimentos de R$ 55 milhões.
A produção inicial terá índice de nacionalização de 60%.