O Japão conta hoje com 13 fábricas de veículos na Europa e 12 centros de desenvolvimento e design no velho continente. Desde 1986, início do processo de internacionalização das montadoras locais, já foram produzidos mais de 1,3 milhão de unidades nos países que fazem parte da União Europeia.
Esses e demais dados fazem parte do informe divulgado nesta quinta-feira, 28, pela Jama (Japan Automobile Manufacturers Association), a Anfavea do Japão.
Segundo a entidade, as empresas japonesas empregam mais de 164 mil trabalhadores na Europa, tendo investido a soma de 11,75 bilhões de ienes (US$ 14,6 bilhões), entre a construção de fábricas, aquisição de partes e peças, sendo 241.233 unidades de veículos exportadas para terceiros mercados – a partir da Europa.
“Lidar com a incerteza econômica generalizada na Europa é um desafio adicional importante”, aponta o relatório da Jama que pretende reforçar a cooperação com a União Europeia, no sentido de ampliar as iniciativas já em curso, e avançar ainda mais na construção de veículos verdes e sua difusão.
Atingir a sustentabilidade exigirá uma revitalização de processos e de novas arquiteturas para os veículos do futuro, aponta a entidade japonesa, que aponta para a necessidade de harmonização de regulamentos técnicos e operacionais como a base para consolidar um novo impulso para o desenvolvimento sustentável.
Onde estão as fábricas japonesas na Europa:
Reino Unido – Nissan, Toyota e Honda
França – Toyota
Espanha – Nissan
Portugal – Toyota e Mitsubishi
Holanda – Mitsubishi
Hungria – Suzuki
Polônia – Isuzu, Toyota (duas unidades)
República Tcheca – Toyota
Onde estão os centros de desenvolvimento e design:
Reino Unido – Honda e Nissan
Alemanha – Honda, Isuzu, Mazda, Mitsubishi, Toyota, Subaru
França – Toyota
Bélgica – Subaru
Reino Unido e Bélgica – Toyota
Reino Unido, Espanha, Bélgica e Alemanha – Nissan
Para saber mais, acesse Common Challenges, Common Future (relatório PDF na língua inglesa).