A JCB, terceira maior fabricante mundial de equipamentos para o setor de construção, acaba de vencer uma concorrência aberta pelo Governo Dilma para o fornecimento de 1.000 retroescavadeiras a serem utilizadas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC2.
O modelo vencedor foi a retroescavadeira 3C e será utilizada na construção de e melhoria de estradas vicinais em mais de 1.000 municípios brasileiros que têm sua economia baseada na agricultura familiar.
Mais de 400 equipamentos já foram entregues nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Bahia e Ceará, sendo programadas novas entregas até julho deste ano.
O anúncio foi feito ontem, durante a abertura da MT 2012, que se realiza no Centro de Exposições Imigrantes (SP) e representa um grande passo para a JCB, que acaba de inaugurar uma nova fábrica em Sorocaba (SP), ao custo de US$ 100 milhões. A capacidade instalada é de 10 mil unidades por ano, informa o diretor geral da JCB para a América Latina, Carlos Hernandéz.
A JCB fabrica mais de 300 modelos de máquinas, que vão de retroescavadeiras, manipuladores telescópicos, escavadeiras hidráulicas sobre esteiras e pneus, pás carregadeiras, empilhadeiras, mini escavadeiras, carregadeiras compactas, compactadores, geradores e mini utilitários, além do trator agrícola Fastrac.