A Jost Brasil, joint-venture da Randon S/A e JOST-Werke alemã, ampliou o leque de ofertas de seu portfólio no mercado nacional.
Duas das principais novidades lançadas durante a 26ª Fenatran, ocorrida na semana passada, são a Quinta Roda JSK 37CW e Quinta Roda JSK 37CXW. Entre as características dos produtos está o diferencial de maior capacidade de carga (24 toneladas), indicado para aplicações rígidas como tanque, basculante, silo e bitrens 9 eixos.
O disco de fricção conta com exclusivo inserto polimérico, que evita contato direto entre metais, reduzindo o desgaste do Pino Rei – ideal para aplicações que exijam limpeza e controle ambiental no transporte de cargas.
Nessa mesma linha de produtos figura a Quinta Roda JSK 39 CS com Air Release.
A principal novidade é a abertura automatizada do mecanismo de travamento, solução que reduz o esforço do usuário nas operações de acoplamento e desacoplamento do semirreboque, garantindo agilidade ao tempo de operação.
Produzida com materiais de alta resistência, possui placas de desgaste em aço, facilmente removíveis e substituídas ao final da vida útil. Suporta carga vertical de até 26 toneladas e é recomendada para aplicações nos segmentos canavieiro e florestal.
Exclusivamente para aplicação em semirreboque canavieira figura a patola eletro-hidráulica JOST. Suas principais características são:
- Unidade hidráulica independente, que não requer tomada de força no caminhão,
- Cilindros hidráulicos equipados com válvula de dupla retenção, que evitam vazamentos do sistema, sapata robusta e articulável, o que permite boa região de apoio no solo, e o sistema mecânico de segurança antiqueda.
- Proteção elétrica dos componentes do sistema é feita por disjuntor automotivo, o que garante a segurança do operador,
- Estrutura metálica protege os componentes hidráulicos do conjunto.
O conjunto de patolas suporta carga de até 34 toneladas.
Engate automático
Apresenta maior capacidade de carga e é disponibilizado para pinos de 1,5 e 2 polegadas, estando adequado para as combinações de 91 toneladas. Conta com maior guia de acoplamento, o que facilita sua ligação com a ponteira, e vem de fábrica com coxins de borracha para absorver os impactos, além do pino de acoplamento que gira alguns graus a cada acoplamento, gerando desgaste mais uniforme do produto.
Outros destaques são a porca de fixação do engate, que pode ser ajustada sem uso de espaçadores e o travamento é feito com contrapino, garantindo uma instalação simplificada e confiável, além da rosca do pino estrutural ser laminada, proporcionando resistência mecânica superior.
Suspensor Pneumático
O novo suspensor é 25% mais leve que a versão anterior. Totalmente intercambiável com os modelos de mercado, se adequando às diversas bitolas de chassi, alturas de suspensão e formatos de eixo dos semirreboques.
É apresentado em modelos de grampos para vigas de eixo redondas e retangulares e conta com a utilização de sistema de final de curso, dispositivo que reforça a segurança ao limitar a mola pneumática do produto, atendendo requisitos de aplicação para produtos perigosos.