Nas medidas 245/30ZR20 (na frente) e 305/30ZR20 (na traseira), o novo modelo superesportivo da Lamborghini, o Huracàn, usa pneus especialmente desenvolvidos pelos engenheiros da Pirelli para o modelo.
Identificado por um L na lateral do pneu (para denotar a marca a qual pertence), a Pirelli usou uma série de tecnologias de simulação vinda da Fórmula 1. “Isso significa que o número de protótipos do pneu “real” durante a fase de pesquisa foi reduzido em 50%”, destaca informe da companhia. “Os pneus respondem perfeitamente ao desempenho oferecido pelo Huracàn, que pode acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 3,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de mais de 325 km/h”, ressalta a nota.
Em trabalho feito a quatro mãos pelos engenheiros da Pirelli e Lamborghini, os P Zero incorporam compostos diretamente derivados de modelos esportivos, o que lhe confere uma rodagem e uma aderência 7% superior quando comparados aos P Zero da geração anterior.
“Em particular, os engenheiros da Pirelli trabalharam conjuntamente com seus parceiros na Lamborghini para otimizar o perfil dos pneus, o que propicia uma maior área de contato em curvas e melhor distribuição de pressão na superfície da estrada, garantindo estabilidade melhorada em todas as condições de uso”, aponta a empresa italiana.
Entre as qualidades da gama de pneus do Huracàn está o projeto assimétrico, destacado por um cotovelo externo com blocos de banda de rodagem largos, permite estabilidade ótima na condução esportiva, reduzindo as distâncias de frenagem em 5% graças ao uso de novos compostos.
“A parte interna, com mais ranhuras, foi projetada para ajudar a colocar mais força de aderência ao pavimento em termos de tração. Essa evolução reduz o deslizamento e garante uma aderência perfeita entre o pneu e a superfície, melhorando a segurança: principal objetivo da Pirelli em cada evolução”, relata a empresa em nota.