A Lanxess lançou com exclusividade no mercado brasileiro a primeira borracha natural à base de cana-de-açúcar do mundo.
O anúncio foi feito durante a Expobor 2012, a principal feira do setor que se encerrou na última sexta-feira, juntamente com a Recaufair Pneu Show.
Batizada de Keltan ECO, a nova borracha está sendo produzida na unidade da Lanxess em Triunfo, no Rio Grande do Sul.
Segundo a empresa, convencionalmente, as borrachas de EPDM são feitas a partir de matérias-primas como o etileno e o propileno, ambos à base de petróleo. O Kelton ECO passa a utilizar etileno fabricado a partir de base biológica, através da desidratação do etanol derivado da cana-de-açúcar.
A pegada ‘verde’ inserida no produto vai ao encontro da tendência mundial da indústria de pneus, de trabalhar com produtos que ajudam na defesa do meio ambiente.
Segundo o Technical Rubber Products da Lanxess na América do Sul, Marcos Oliveira, a borracha natural à base de cana-de-açúcar apresenta excelentes qualidades, entre elas, resistência ao calor, à oxidação, a produtos químicos e a intempéries, além de reunir qualidades de isolamento elétrico.
A Brasken será a fornecedora do etileno derivado de cana-de-açúcar para a Lanxess, produto que desde novembro do ano passado tem seu abastecimento realizado através de gasoduto, representando a primeira produção mundial de bio-base de borracha EPDM.
Segundo a Lanxess, um quarto da capacidade de 40 mil toneladas métricas da unidade de Triunfo destinam-se à produção do novo composto.