Líder do mercado mundial de borrachas sintéticas para pneus ‘verdes’, a Lanxess vem apostando firme nos chamados mercados emergentes, com destaque para fortes investimentos em suas plantas fabris no Brasil.
Para atender ao segmento do pneu ‘verde’, o nicho de mercado que mais cresce dentro da indústria de pneus global – a uma taxa de 10% ao ano -, a Lanxess acredita que essa demanda venha a se expandir ainda mais com a entrada em vigor da nova legislação para pneus da União Europeia – que aposta na redução das emissões de CO2 a partir da maximização do uso da borracha verde na concepção dos novos pneus.
Em outubro do ano passado, a Lanxess anunciou investimentos de US$ 75 milhões no Brasil, redundando na construção de duas novas plantas fabris, uma em Porto Feliz (SP) e outra em Triunfo (RS).
A unidade de Cabo Agostinho, em Pernambuco, teve sua capacidade de produção ampliada em 100% no final de 2011.
Um sinal de que os negócios vão bem no Brasil são os números de desempenho das operações da Lanxess no país. Em 2005, a base de negócios brasileira tinha peso inferior a 1% das vendas globais do grupo, mas hoje já responde por cerca de 10%.
A companhia elegeu 2012 como o “Ano da Mobilidade Verde” e para tanto vem trabalhando no desenvolvimento de produtos inovadores e tecnologias baseadas em matérias-primas renováveis.