O Grupo Linglong, um dos maiores fabricantes de pneus da China, celebrou acordo com o Grupo IDIADA, especializado na realização de ensaios e testes voltados a partes e peças do setor automotivo, para a construção do primeiro campo de provas profissional da China.
O custo da operação está estimado em US$ 182 milhões e terá a construção em área de 160 hectares.
Segundo nota emitida pela Linglong, a IDIADA será responsável pela gestão e know how de ensaios e testes dos pneus produzidos pela empresa e estima que o novo campo de provas já esteja operacional a partir de 2015.
“É inspirador ver a cooperação entre as duas organizações para a construção desse campo de provas. A China, através da Linglong, concretiza um sonho de 40 anos e este será, sem dúvida, um marco para a indústria de pneus da China”, destaca em nota o presidente da China Rubber Industry Association, Deng Yali. Essa entidade equivale a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a ANIP, no Brasil e reúne todos os fabricantes locais da China.
Trajetória
A Shandong Linglong Rubber Corporation elenca em sua história quatro momentos importantes: entre 1987 e 2000 com a produção em massa de pneus diagonais e produtos para reforma de pneus. A partir de 2001 a empresa renovou sua linha de produção para a construção de pneus radiais, cuja produção se iniciou em 2002 nos segmentos de passeio e carga, além de pneus especiais.
Em 2011 a empresa buscou a internacionalização da marca e o desejo de se tornar uma entre as 10 maiores e melhores empresas do setor.
A Shandong Linglong Rubber Corporation foi fundada em 1975 e faz parte do ranking das 20 maiores empresas produtoras de pneus do mundo. Produz cerca de 3.000 mil tipos de modelos de pneus – para os segmentos de passeio, carga, comerciais leves, agrícola, industrial e construção e, além de atender ao mercado local, exporta para 160 países.
A meta da empresa até 2015 é ter capacidade para produzir 50 milhões de pneus por ano, dos quais 90% na construção radial, além de obter receitas de vendas anuais da ordem de 30 bilhões de yuans reminbis (RMB), a moeda local. Hoje os ativos totais somam 12 bilhões de RMB, conta com 10 mil funcionários, 1.600 engenheiros é a terceira melhor empresa de pneus da China para se trabalhar, a 423º do ranking das 500 maiores empresas industriais chinesas e posiciona-se na 230º maior entre os grupos financeiros de maior peso local.