A MAC Logistic realizou a entrega da terceira remessa de vagões do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá (MT). Foram 12 unidades, com cerca de 15 toneladas cada, que saíram do Porto de Bilbao, na Espanha, no dia 30 de novembro com destino a Santos (SP).
Ao todo a empresa utilizou 12 caminhões separados em dois grupos de 6 para partirem em comboio do Terminal Marítimo Saboó (margem direita). O primeiro deixou Santos no dia 28 de janeiro e o segundo no dia 29, viajaram apenas durante o dia, a uma velocidade de cerca de 40 km/h com monitoramento via satélite em tempo integral. A trajetória de 1.800 km incluiu passagem por nove importantes rodovias, entre as quais Anchieta, o Rodoanel, Castelo Branco e Raposo Tavares.
A chegada ao porto seco de Cuiabá – onde está sendo realizado o desembaraço aduaneiro final – ocorreu nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro -, os vagões serão encaminhados ao Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
O principal desafio enfrentado pela MAC Logistic neste projeto foi encontrar um meio de substituir o içamento do VLT. Para isso, a empresa colocou trilhos nos mafis, na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transferência (Mafi-Caminhão) e a rampa de desembarque (que possui 43 metros).
Até abril de 2014, mais oito entregas como estas serão realizadas, totalizando 40 trens, com 120 vagões, entregues. "O projeto logístico de entrega dos VLTs é importante não apenas por ser o primeiro desta natureza na América Latina, mas pelos desafios logísticos do Brasil e do mercado em si, que é bastante sensível e demandou cuidados especiais", avalia Everaldo Barros, CEO da MAC Logistic.