A Maestra Navegação e Logística, empresa de navegação e cabotagem com atuação nos principais portos de Navegantes (SC), Santos (SP), Salvador (BA), Suape (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) está oferecendo apoio para a formação de oficiais da Marinha Mercante brasileira.
A companhia oferece seus quatro navios para a realização de estágio supervisionado em praticagem.
“Hoje, temos diversos dilemas no setor e um dos mais preocupantes é a falta de apoio à formação de oficiais. Diante deste cenário, resolvemos contribuir com os praticantes oriundos do CIAGA, do Rio de Janeiro, e do CIABA, de Belém, duas ótimas escolas brasileiras de formação de oficiais da Marinha Mercante”, afirma o presidente da Maestra, Fernando Real.
As primeiras oportunidades foram concedidas no final de 2011 e desde então já passaram pelo estágio supervisionado um total de 43 profissionais, dos quais 19 finalizaram o curso e 15 foram efetivados. Além de realizarem a praticagem, os praticantes são absorvidos por meio de recrutamento interno e efetivados para as vagas na empresa, destaca informe divulgado pela Maestra nesta quinta-feira, 11.
“Colocamos à disposição nossos quatro navios para que o estagiário tenha todo o conhecimento da nossa atuação, saiba oferecer segurança à embarcação, à população vizinha a portos e terminais, ao meio ambiente e à carga ou passageiros transportados”, enfatiza o executivo, ao apontar para um índice de 80% de efetivações de estagiários na empresa, tanto como oficiais de Náutica quanto como oficiais de Máquinas.
Segundo o executivo, os praticantes permanecem a bordo realizando o estágio por 12 meses em Náutica e seis meses em Máquinas. “Além do curso, eles recebem bolsa auxílio, vale alimentação, plano de saúde, odontológico, seguro de vida e ajuda de custo nos embarques e desembarques”, diz Fernando Real.