A Marangoni Retreading Systems anunciou na última segunda-feira, 01, a inauguração de uma nova unidade de recapagem a frio na Argentina, junto à cidade de Alvear (Santa Fé).
A empresa de capital italiano é líder do segmento de recapagem da Argentina, com uma fatia de 30% do mercado local, operando com uma rede de 11 revendedores autorizados.
Em informe ao mercado, a Marangoni ressalta que a nova fábrica de Alvear substitui a unidade então existente em Rosário, em terreno de 10 mil metros quadrados, dos quais 4.500 metros quadrados de área construída. A unidade deve ampliar em 20% os negócios da empresa nos países de língua espanhola da América do Sul, aponta o informe.
Segundo Néstor Llaino, vice-presidente da Marangoni Argentina, a implantação da nova fábrica se insere dentro de um contexto relevante, na medida em que 80% do transporte de bens e mercadorias na Argentina são realizados por caminhões, sendo a recapagem de pneus uma ferramenta importante para a redução de custos e despesas de parte dos frotistas.
Na visão do CEO da Marangoni Spa, Massimo De Alessandri, a nova fábrica representa o terceiro ponto mais relevante da empresa em suas ações estratégicas na América do Sul. O primeiro passo nesse sentido foi o início das operações da Marangoni no Brasil – o segundo maior mercado mundial de recapagem depois dos Estados Unidos.
O segundo grande passo foi a parceria com a Família Llaino, que detém participação minoritária nas operações da Marangoni na Argentina, da qual o vice-presidente da Marangoni Argentina, Néstor Llaino, faz parte. E, finalmente, o terceiro passo relevante veio agora, com a nova fábrica em Alvear, que tem capacidade de produção inicial de 5.000 toneladas anuais, mas que pode chegar, em pleno potencial, a 10.000 toneladas/ano.