A ordem geral na Marcopolo Ciferal é intensificar a produção. Copa do Mundo e jogos olímpicos são os grandes motivadores para a unidade que responde por 30% da produção de ônibus da Marcopolo e que já recebeu aportes superiores a R$ 30 milhões em investimentos nos últimos três anos.
Com unidade fabril em Xerém, no Rio de Janeiro, a Marcopolo Ciferal reúne capacidade para produzir 7.500 veículos por ano e para isso conta com uma força de 2.600 colaboradores, que contribuíram para uma marca histórica: a produção do veículo 50.000, um modelo Torino que rodará no sistema BRT da capital fluminense.
“Neste ano iniciaremos a fabricação de ônibus articulados e biarticulados, modelos que até então eram feitos somente na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul”, afirma o diretor da Marcopolo Ciferal, Alberto Calcagnotto. Segundo o executivo, saem diariamente das linhas de produção de Xerém 28 unidades por dia.
50.000
O modelo Torino marcou a unidade de número 50.000 da Marcopolo Ciferal. Lançado em 1983, é o ônibus mais vendido da marca e uma referência no segmento nacional e internacional – com mais de 8 mil unidades exportadas.
Desde 1999 é produzido na fábrica de Xerém e está em sua sexta geração. Tem capacidade para transportar 82 passageiros e conta com chassi Mercedes-Benz OF 1721 e motor com tecnologia Euro V de 208 cv de potência e 780 Nm de torque.