O Governo Federal promove nesta terça, 30, e quarta-feira, 31, em Brasília, o Seminário “Ferrovias – Mobilidade Urbana, Transporte de Cargas e Indústria”.
O objetivo do encontro é aproximar os setores público e privado na discussão de políticas de atração de investimentos e de incentivo à indústria nacional no contexto dos projetos de concessão na área de logística.
O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho de Compras Públicas e Concessões do Plano Brasil Maior, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Somente o Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação R$ 91 bilhões na construção e modernização de 10 mil quilômetros de linhas férreas.
“Queremos deixar claro qual o tamanho dessa demanda que poderá virar oferta para a indústria instalada no Brasil. As empresas terão uma oportunidade de mostrar se têm capacidade de atendimento e o governo, por outro lado, terá elementos para construir políticas de incentivo atreladas a esses novos investimentos”, explica a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloísa Menezes.
Entre os temas em debate no segundo dia estão “Projetos em expansão da malha ferroviária”, “Situação da Indústria Ferroviária e perspectivas de investimento” e “Financiamento e incentivos”. Por parte da indústria, CAF, General Eletric, Progressive Rail, Amsted Maxion, Hewitt, Knorr-Bremse, Alstom e Weg estão entre os expositores.
SERVIÇO:
Seminário Ferrovias – Mobilidade Urbana, Transporte de Cargas e Indústria
Local: Auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Esplanada dos Ministérios, Bloco K.
Data e horário: 30 de julho, a partir das 13h45 / 31 de julho, a partir das 8h45