“A suspensão a ar oferece níveis mais elevados de conforto para os passageiros e de dirigibilidade para o motorista”, destaca em nota o diretor de vendas em marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.
De acordo com o executivo, a disponibilização de suspensão pneumática integral para o OF 1721 e para o OF 1724 – oferecida também no chassi OH 1621L/52 com motor traseiro – atende à demanda de clientes que buscam oferecer um serviço cada vez melhor para os usuários do transporte coletivo urbano.
“Esse tipo de veículo tem sido cada vez mais requisitado para sistemas integrados de transporte, especialmente nas cidades que vêm implantando soluções de mobilidade urbana, como, por exemplo, o BRT (Bus Rapid Transit)”, destaca.
Como funciona
Segundo a Mercedes-Benz do Brasil, a suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (2 na dianteira e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras.
Esse conjunto propicia um elevado padrão de conforto para os passageiros, com diminuição das trepidações e reduzido nível de ruído interno.
Outras vantagens são maior comodidade na condução do veículo, com reflexos positivos na dirigibilidade e na produtividade e facilidade de manutenção, com fortes reflexos na redução de custos operacionais.
Frota de demonstração
A fim de demonstrar aos clientes a diversidade de sua linha de ônibus, a Mercedes-Benz criou uma frota de demonstração, que, inicialmente, conta com 16 modelos: três rodoviários (O 500 R, RS e RSD), o articulado O 500 MA, os superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”, chassis OF 1519, dois OF 1721, dois OF 1724 e dois modelos para fretamento (OF 1724 com suspensão metálica e O 500 M).
Essa frota está equipada com diversos tipos de carroçarias dos principais fabricantes do mercado. Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza uma equipe profissional dedicada para essas demonstrações.
Os interessados devem solicitar a demonstração junto aos concessionários. Os veículos poderão ser utilizados numa operação regular das empresas de transporte, permitindo total avaliação de suas características, vantagens e benefícios em termos de desempenho, conforto e segurança.