A Mercedes-Benz está lançando no mercado nacional o Axor 3344 versão 8×4, para aplicações severas, como o transporte de eucaliptos do campo à indústria.
O projeto saiu a quatro mãos, entre a engenharia da Mercedes-Benz e da Suspensys/Randon, em atendimento a uma demanda expressa pela Breda Logística.
O resultado é que o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6×4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se assim um caminhão 8×4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.
Em função do projeto, a Breda Logística adquiriu 23 unidades Axor 3344 8×4 para renovação de frota, que serão usados produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba.
“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 e esses caminhões sempre se destacaram em nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, diz o diretor geral da Breda, Ricardo Rodriguez Canton.
Segundo ele, a versão 8×4 ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que será possível transportar mais carga a cada viagem.
Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota.
Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Adicionada a frota de ônibus, o percentual sobe para 80%.
A novidade está sendo exposta na Expoforest – Feira Florestal Brasileira -,que acaba nesta sexta-feira, 13, em Santa Rita do Passo Quatro (SP).