A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta sexta-feira, 02, a venda de 134 chassis de ônibus para Bus Rapid Transit (BRT) para a África do Sul, dentro do sistema Rea Vaya, de Johanesburgo.
Produzidos na fábrica da montadora alemã em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, os chassis serão embarcados no sistema CKD e serão preparados na fábrica local, a Mercedes-Benz South Africa (MBSA), localizada em East London. As carroçarias serão fornecidas pela Marcopolo, a partir de sua unidade de Johanesburgo.
Será a primeira experiência da África do Sul com veículos dentro da tecnologia Euro 5. O lote compreende 134 chassis (Mercedes-Benz Euro 5), dos quais 93 na versão O 500 M e 41 do modelo articulado O 500 MA.
Em nota ao mercado, o diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz Ricardo Silva, destaca que além da produção, os profissionais da empresa também desenvolveram aprimoramentos nos chassis para atender plenamente às demandas do sistema de transporte urbano da África do Sul.
“Em nosso Centro de Desenvolvimento Tecnológico brasileiro, que é referência mundial no Grupo Daimler para criação de soluções e produção de chassis de ônibus, desenvolvemos alguns aspectos para que esses veículos pudessem atender perfeitamente às necessidades da operação no sistema Rea Vaya”, disse.
Entre as soluções adotadas Ricardo Silva destaca a adequação dos veículos para circulação pela esquerda (popularmente conhecida como ‘mão-inglesa’), aprimoramentos no sistema de gerenciamento de frota e de ‘ajoelhamento’ dos ônibus.
No Brasil, a empresa destaca recentes vendas de 80 unidades de BRTs, um mercado em que detém 70% de participação local.