Como manter limpa e higienizada uma frota composta por 270 veículos, além de cuidar da limpeza e segurança de 110 paradas de ônibus ao longo dos 33 Km do Corredor ABD – que liga a zona Sul da capital paulista a São Mateus, na Zona Leste (passando por munícipios como Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André)?
A Metra Sistema Metropolitano de Transportes e gestora do corredor dá a pista: o reuso de água. Segundo a gestora ambiental da Metra, Sueldes Pimentel, a companhia utiliza 30 mil litros de água tratada por dia e economiza 10 milhões de litros de água limpa por ano, uma quantidade suficiente para encher mais de quatro piscinas olímpicas, aponta a gestora.
Para suprir esse serviço a Metra conta com uma estação de tratamento instalada dentro de sua garagem e nessa estação água passa por processo de tratamento físico-químico e de desinfecção. “O reuso da água, além de outras ações, faz parte das responsabilidades ambientais da empresa, trabalhando em consonância com os pilares da sustentabilidade”, diz Sueldes.
Outra ação sustentável empreendida pela Metra é a plantação de mudas de manacás nos canteiros do Corredor ABD, que tem 33 km de extensão, onde já foram plantadas mais de cinco mil mudas de diferentes espécies. Toda a manutenção é feita por uma equipe de jardineiros da própria empresa, informa a gestora da Metra ao apontar que até mesmo o adubo orgânico utilizado é proveniente das podas de árvores e gramas dos próprios canteiros, através da técnica de compostagem.
“Efetuando-se o plantio de árvores, cria-se esponjas verdes para melhorar a infiltração da água no solo, proporcionando conforto térmico e beleza paisagística, todo esse processo ajuda na redução do impacto da poluição sonora e atmosférica e preservam a biodiversidade no meio urbano”, destaca Sueldes.
A Metra transporta mensalmente número superior a 7,5 milhões de passageiros pelo Corredor ABD.