A Mercedes-Benz do Brasil já está comercializando ônibus híbridos. As vendas começaram pela Metra, operadora do corredor metropolitano São Mateus – Jabaquara, que já realizou encomendas do HíbridoBR, o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País, aponta o diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa.
“Fruto de uma parceria com a Eletra, o HíbridoBR contribui para a melhoria da qualidade do ar e maior proteção do meio ambiente”, ressalta o executivo ao apontar o HíbridoBR como um dos principais destaques da empresa na Transpúblico 2013, feira que se realizará entre os dias 03 e 05 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Como funciona
O HíbridoBR conta com duas fontes de energia (um grupo motor gerador e um banco de baterias). O veículo conta com um motor elétrico desenvolvido pela WEG e um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana.
Um banco de baterias tracionárias desenvolvido pela Moura complementa a energia disponível para o motor elétrico.
Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um centro de reciclagem da Moura.
O motor diesel, além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua.
Além de reduzir as emissões, a tecnologia desenvolvida pela Eletra permite a recuperação de energia nas frenagens: quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
As emissões locais, como o material particulado, são reduzidas em até 95% e o consumo de diesel, em operação comercial, está em torno de 20%, aponta o informe de mercado divulgado nesta quinta-feira, pela Mercedes-Benz.
O chassi do HíbridoBR é o modelo O 500 U “low entry” (entrada baixa) para carroçarias até 12 metros de comprimento e com 18 toneladas de peso bruto total – PBT.
Entre as vantagens operacionais do modelo estão: ausência de câmbio, suspensão pneumática integral, frenagem elétrica e motor que opera com aceleração controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico.