No segmento de pneus originais, os negócios da Michelin tiverem melhor resposta sobre o mercado norte-americano em 2011, com elevação de 10%, seguida pela alta de 7% observada sobre os negócios na Europa.
Segundo o relatório referente aos resultados financeiros de 2011, divulgados no dia 10 de fevereiro, o desempenho no mercado europeu se deveu ao aumento das exportações de veículos e ao segmento de pneus Premium – um dos motivos que levaram a Hankook, outra produtora de pneus atuante no mercado europeu, a ter excelente desempenho de vendas em 2011, com alta de 41% ante o ano anterior.
Os mercados da América do Sul representaram o terceiro melhor desempenho em vendas de equipamentos originais para a Michelin em 2011, com alta de 4%, mas a companhia francesa.
A empresa ressaltou em seu informe ao mercado que tal desempenho foi afetado por dois motivos: o primeiro devido ao impacto crescente da importação de pneus e a recuperação da demanda por produtos usados em utilitários leves.
Na Ásia, a Michelin registrou aumento de 2% nas vendas realizadas na China, mas sofreu forte revés, de 14% nas vendas para o mercado japonês – motivadas pelo impacto do Tsunami que afetou boa parte da indústria nipônica em 2011.