Assim como no segmento de caminhões, o mercado norte-americano (Estados Unidos, Canadá e México) está dando um resposta mais positiva sobre as vendas de pneus de passeio e caminhões leves pela Michelin neste ano, embora o Brasil venha muito bem nesse segmento.
É o que apontam os dados de balanço de vendas relativas ao primeiro trimestre divulgados hoje, 19 de abril, pela Michelin, na França.
De janeiro a março, as vendas de equipamentos originais (OE) na América Norte apresentam alta de 22,1%, seguidas por varuação positiva de 0,8% na Europa e recuo de 3,3% no Brasil.
O Brasil, no entanto, apresenta vendas positivas de 4,7% no segmento de reposição no mesmo período, ante quedas de 6,5% na América do Norte e de 10,4% na Europa.
Em março de 2012 contra março de 2011, o Brasil apresenta dados positivos nas duas pontas: OE em alta de 5,8% e reposição positivo em 10,2%.
Esses números perdem apenas para a venda de equipamentos originais na América do Norte, que subiram 25% em 12 meses terminados em março, porém, nos equipamentos para reposição, a marca francesa obteve revés de 6,6% nos países que fazem parte da América do Norte americano (Estados Unidos, Canadá e México).
Na Europa, os números fecharam o período no vermelho: baixa de 5,3% na vendas de pneus originais e de 12,3% na venda de equipamentos de reposição. Vale lembrar que os números da Europa incluem a Rússia e a Turquia.
A empresa francesa anunciou que realizará uma conference call com analistas e investidores do mercado financeiro na próxima segunda-feira, dia 23, às 18h30.
Saiba mais em:
Resultados do primeiro trimestre.