No segmento de pneus originais voltados para caminhões, as vendas na Europa ficaram praticamente estáveis, com pequena alta de 0,1% no período de janeiro a março.
O grande mercado nesse sentido continuou sendo a América do Norte, com excelente performance de vendas: alta de 21,5% no segmento.
No mercado brasileiro, no entanto, a empresa francesa encerrou o primeiro trimestre com recuo de 28,1% nas vendas de pneus originais.
Vale lembrar que esse número está em linha com a dinâmica da indústria brasileira de caminhões. De janeiro a março deste ano, dados da Anfavea mostram que as montadoras brasileiras produziram 32,5% menos veículos no período.
Reposição
No segmento de reposição, todos os mercados de atuação da empresa apresentaram números negativos em vendas, sendo o Brasil queda de 3,3%, seguido pelo mercado da América do Norte, com recuo de 10,2% e baixa de 27% no mercado europeu.
Abaixo, um resumo sintético dos números apresentados pela Michelin
Europa
Para equipamentos originais: alta de 0,1% no trimestre e recuo de 2,8% em março de 2012 ante março de 2012.
Para equipamento de reposição: as vendas apresentaram recuo de 27% no trimestre e de 26,5% em 12 meses terminados em março.
América do Norte
Para equipamentos originais: a companhia registrou alta de 21,5% no trimestre e de 9,4% em 12 meses terminados em março.
No segmento de reposição, houve queda de 10,2% no trimestre e de 11,2% em 12 meses terminados em março.
Brasil
Para equipamentos originais:a Michelin encerrou o período de janeiro a março de 2012 com vendas em queda de 28,1%, sendo recuo de 15,8% em 12 meses terminados em março.
No segmento de substituição, a empresa apresentou baixa de 3,3% nas vendas ao longo do trimestre e alta de 4,4% em março deste ano, comparativamente a março do ano passado.
A empresa francesa anunciou que realizará uma conference call com analistas e investidores do mercado financeiro na próxima segunda-feira, dia 23, às 18h30.
Saiba mais em
Resultados do primeiro trimestre