América do Norte e Brasil foram os grandes destaques positivos dos números de balanço de vendas apresentados pela Michelin nesta quinta-feira,19, ao mercado financeiro internacional.
Os números mostram o comportamento das vendas de pneus originais e de reposição relativos ao primeiro trimestre e ao mês de março de 2012.
Em linhas gerais, o grande mercado para a empresa francesa, à exemplo de 2011, continua sendo a América do Norte, cujas vendas de pneus originais (OE) subiram 22,1% no trimestre, ante elevação de 0,8% na Europa e recuo de 3,3% no Brasil no mesmo período.
Já no segmento de pneus para reposição, a empresa francesa só obteve bons resultados no mercado brasileiro, cujas vendas subiram 4,7% no período, ante recuo de 6,5% no mercado da América do Norte e de 10,4% no mercado Europeu.
Em março
Os dados relativos a março posicionam a América do Norte e o Brasil como os dois melhores mercados para a Michelin – pelo menos em relação aos dados divulgados (que não contemplam os mercados da Ásia).
A venda de equipamentos originais ‘bombou’ na América do Norte: alta de 25% no mês passado, em que pese um recuo de 6,6% no segmento de equipamentos voltados para reposição.
O Brasil apresentou sinais azuis nas duas pontas: alta de 5,8% na comercialização de equipamentos originais e de 10,2% na de equipamentos para reposição.
O lado ruim dos números se concentra sobre a Europa, onde a Michelin apresentou recuo de 5,3% nas vendas de pneus originais e de 12,3% no segmento de reposição.
A empresa francesa anunciou que realizará uma conference call com analistas e investidores do mercado financeiro na próxima segunda-feira, dia 23, às 18h30.
Saiba mais em:
Resultados do primeiro trimestre.