Uma delas é o MEMS (Michelin Earthmover Management System, na sigla em inglês) geração 1, desenvolvido pela empresa para ser mais moderno que os sistemas TPMS (Tire Pressure Management System, na sigla em inglês) clássicos, que só medem a pressão dos pneus.
Segundo a Michelin, o MEMS 2 reúne uma condição diferenciada: além da pressão é possível monitorar a temperatura do pneu, tudo isso em tempo real, o que permite maior segurança e otimização da vida útil dos pneus.
Com aplicação para veículos de mineração, o MEMS2 orienta o usuário para a pressão mais adequada, evitando que os pneus se desgastem ou se danifiquem prematuramente, representando maior produtividade para as minas e consequente economia e rentabilidade no bolso.
Outra novidade da empresa francesa presente na MT 2012 é o pneu 27.00R49 MICHELIN XDR2.
Destinado para máquinas de mineração e terraplenagem em solos de condições extremas, o novo pneu tem uma banda de rodagem com durabilidade até 20% superior ao seu antecessor, o MICHELIN XDR.
Segundo informe da empresa a espessura abaixo da escultura entre as lonas protetoras e a banda de rodagem do XDR2, cerca de 10% maior que a do XDR, garante melhor resistência aos cortes e choques.
Na descrição do novo pneu, a Michelin destaca que a concepção evolutiva da banda de rodagem permite aumentar a superfície de contato à medida que o desgaste do pneu aumenta, enquanto o desenho das esculturas contribui para diminuir o aquecimento do pneu.
Em relação à carcaça, o MICHELIN XDR2 integra a tecnologia C2 da Michelin, que diminui o aquecimento, gerando maior durabilidade do pneu, sem comprometer a velocidade ou a capacidade de carga.
Suas lonas de fios de aço são 60% mais fortes do que as do pneu MICHELIN XDR e melhoram significativamente a proteção do pneu contra agressões e separações, destaca a empresa.
Além disso, os flancos do MICHELIN XDR2, são até duas vezes mais grossos do que os da geração anterior, resistem mais aos cortes e ao desgaste.
Esses e outros produtos – como os pneus nas fotos acima – estarão dispostos à visitação até o próximo sábado, dia 02 de junho, na MT 2012.