A Michelin, segunda maior empresa produtora de pneus do mundo, reportou ao mercado nesta segunda-feira, 09, a aquisição da Sascar, empresa brasileira especializada na gestão de frotas de caminhões pela internet – através de sistemas de telemática.
A operação foi de € 440 milhões (US$ 1,332 bilhão) e segundo o presidente do Grupo Michelin, Jean-Dominique Senard, visam aumentar as vendas de serviços e pneus no mercado brasileiro.
Uma das tendências da indústria de pneus no Brasil (e no mundo) é mesclar sistemas de telemetria (dos pneus aos cavalos mecânicos e carretas), dotando o gestor de frota de uma ferramenta que lhe propicie o controle, em tempo real, da localização do veículos (e dos pneus), da forma como o veículo é dirigido, e da possibilidade de correção de ‘erros’ e fatores associados à operação.
Fontes ligadas ao mercado de pneus destacam que a Michelin deu um passo enorme ao obter a estrutura de uma empresa de telemática completa, dotada dos atributos necessários para a consolidação de produtos tecnologicamente mais modernos no futuro.
A telemática, inclusive, vem sendo um dos grandes impeditivos de empresas do setor de pneus na consolidação de ferramentas tecnológicas mais avançadas juntos as frotas do País.
“A Michelin se beneficiará da base de clientes e de concorrência desenvolvidas pela Sascar em um mercado em rápido crescimento para frotas profissionais de caminhões e vai poder, assim, acelerar o desenvolvimento de suas atividades no mundo inteiro”, disse Jean-Dominique Senard em nota divulgada pela agência internacional de notícias Reuters.
Segundo a reportagem, a Sascar está muito presente no mercado dos pequenos transportadores independentes, que têm papel essencial no transporte de mercadorias no Brasil, com 33.000 frotas de empresas, que representam 190.000 caminhões.
Com 870 funcionários, a empresa de São Paulo gerou no ano passado um volume de negócios de 91 milhões de euros, com forte rentabilidade operacional (uma margem antes de juros e impostos que representa 37% das vendas em 2013).
Nos últimos três anos, a Sascar registrou crescimento médio da atividade de 16% ao ano, segundo a Michelin.