A Michelin vai fechar duas fábricas de pneus na Colômbia. O anúncio foi feito na quarta-feira, 12, em comunicado oficial ao mercado.
A empresa francesa, segunda maior produtora de pneus do mundo, atrás da Bridgestone Corporation, destaca que a decisão se deve a mais de uma década de perdas substanciais junto a suas subsidiárias naquele país.
Serão descontinuadas as operações da Icollantas – unidade que nunca conseguiu ser competitiva, destaca o informe -, bem como as operações de produção de pneus de caminhões em Chusaca, que emprega cerca de 220 colaboradores.
A unidade produtora de pneus para veículos de passeio das marcas Michelin e BF Goodrich, localizada em Cali, será encerrada no verão de 2013. Ali trabalham outros 260 colaboradores.
A Michelin destaca que o encerramento das operações de suas fábricas na Colômbia já foram reportadas às autoridades locais e que a empresa oferecerá apoio às mais de 460 pessoas envolvidas para que encontrem recolocação junto ao mercado de trabalho.
A venda e distribuição de produtos e serviços da marca Michelin será intensificada através da força de vendas já existente, composta por 60 profissionais.
Financeiramente falando, a Michelin irá reconhecer a soma de € 101 milhões na forma de despesas não-recorrentes em suas demonstrações financeiras consolidadas para os seis meses encerrados em 30 de junho de 2013.