Em uma escala de 0 a 700 pontos, os pneus da empresa francesa alcançaram 644 pontos, 30 pontos a mais que os 614 pontos registrados pela Bridgestone.
Yokohama (571 pontos), Pirelli (568 pontos) e Dunlop (560 pontos) foram os cinco mais citados na predileção dos consumidores.
Vale destacar que a pesquisa de satisfação do cliente feita pela JD Power levou em conta as 10 principais marcas comercializadas no mercado local e se baseou em cinco critérios – para pneus de aplicação no inverno.
Os critérios foram:
1) desempenho dos pneus em estradas cobertas de neve (peso de 25%);
2) desempenho em condições de estradas com gelo (22%);
3) durabilidade e confiabilidade (17%);
4) equilíbrio em piso seco ou molhado (14%);
5) aparência (11%);
Segundo a consultoria, o diagnóstico geral é de que os pneus para inverno melhoraram de qualidade na série dos últimos seis anos, superando a satisfação dos consumidores em termos de desempenho em pisos secos ou molhados.
Por outro lado, a percepção negativa continua em relação à economia de combustível, ruídos e desgastes acentuados.
Segundo o diretor da JD Power Ásia-Pacífico, Taku Kimoto, o estudo pode revelar direções positivas para melhoria dos produtos por parte das empresas fabricantes de pneus.
Um dado relevante citado por ele é que 42% dos consumidores tomam a decisão da compra com base na marca do pneu. Em relação à pesquisa anterior, de 2005, houve um salto de 8% nesse quesito.
Na visão de Kimoto isso se deve ao aumento da concorrência entre as marcas e também pelo fato de o consumidor, principalmente o japonês, selecionar os pneus que deseja pela internet – um dos principais instrumentos de compra, principalmente em se tratando de períodos de frio (inverno).
Da ponderação de 700 pontos do estudo, a satisfação geral dos consumidores com os pneus de inverno no Japão bateu em 666 pontos, sendo que 25% apontaram que vão recomprar a mesma marca de pneus na próxima troca.
Apenas 5% destacaram que vão mudar de marca.
A pesquisa foi feita com 7.461 consumidores entre maio de 2009 e fevereiro de 2012.