O Grupo Michelin firmou hoje, com sua subsidiária Tigar, na Sérvia, um memorando de entendimentos para elevar a capacidade de produção de pneus da planta industrial localizada na cidade de Pirot, a 300 km de Belgrado.
A empresa francesa vai investir 170 milhões de euros no projeto que visa elevar a atual produção de pneus na unidade dos 8 milhões por ano para 12 milhões de unidades anuais até 2016.
As obras de ampliação estão previstas para início em 2013, com a planta estando operacional a partir do segundo para o terceiro trimestre de 2015, quando cerca de 700 novos trabalhadores devem ser contratados para a operacionalização da unidade. Hoje, a operação francesa na Sérvia conta com 2 mil funcionários.
A Michelin produz na Sérvia os pneus das marcas Tigar, Kormoran e Riken, que abastecem os mercados da Europa Central e Oriental, África e Oriente Médio, além do promissor mercado da Rússia, um dos mais dinâmicos do mundo ao lado do indiano.
Em nota, o Grupo Michelin informa que esse investimento está em linha com a estratégia de crescimento do grupo e reforça o nível de oferta de pneus em mercados estratégicos para a companhia.
Segundo a empresa, o mercado internacional para os pneus que fazem parte desse segmento deve registrar expansão de 30% nos próximos 10 anos.
O memorando foi assinado nesta segunda-feira, 02 de abril, na fábrica da Tigar, e contou com a presença do presidente da República Sérvia, Boris Tadić, do Ministro da Economia, Ciric Nebojša, e demais autoridades, além do Presidente do Conselho da Tigar, Faidy Eric.