Segundo informe divulgado pela CPFL Energia nesta quarta-feira, 20, uma das principais conclusões do projeto Emotive é que o setor elétrico brasileiro está preparado para absorver o crescimento da demanda por energia elétrica com a expansão do número de veículos elétricos em operação no País.
Os testes realizados mostram que, considerando uma taxa de 5% de penetração de veículos elétricos na frota total, 80% das redes de distribuição não apresentaram nenhum dano ou problema.
Ou seja, não precisariam de adequações ou investimentos adicionais para atender esta nova demanda.
Segundo o estudo, para efeito de comparação, apenas Noruega e Holanda superam, atualmente, os 5% de participação de veículos elétricos em suas frotas. Outros quatro países – Suécia, França, Reino Unido e China – possuem penetração um pouco superior a 1%.
Portanto, a infraestrutura de distribuição do Brasil não é um impeditivo para o avanço da mobilidade elétrica no País, e o sistema elétrico está preparado para o crescimento desta frota.
No lado da oferta de energia, as projeções da CPFL Energia apontam que o uso desta tecnologia ampliaria entre 0,6% e 1,6% o consumo total de energia em 2030, considerando uma frota de carros elétricos variando entre 4 milhões e 10,1 milhões de unidades.
Essas e outras informações estão na edição de junho da Revista Transportepress, em entrevista exclusiva concedida pelo diretor de Inovação e Estratégia da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
https://www.transportepress.com/destaques-transportepress-edicao-junho-2018/