Em apenas 10 meses de 2013 o Porto de São Francisco do Sul já havia superado toda a movimentação de cargas feita no ano passado. De janeiro a novembro foram 11,9 milhões de toneladas ou 16% a mais que no mesmo período do ano passado.
As informações são do Governo de Santa Catarina e aponta que em novembro, a movimentação geral foi de 1,0 milhão de toneladas.
Considerado o segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada (12% dos grãos exportados pelo Brasil passam por ele), o Porto de São Francisco do Sul recebeu investimentos superiores a R$ 40 milhões ao longo do ano passado, destinado à ampliação e aperfeiçoamento de sua capacidade operacional, destaca o informe do governo local.
Entre os objetivos dos gestores para 2014 está a implantação do sistema de reconhecimento óptico de caracteres, conhecido como OCR, que faz o reconhecimento das placas dos veículos e a numeração dos contêineres, automatizando e aumentando a confiabilidade na entrada e saída de caminhões e cargas.
Outras melhorias no sistema de informática já estão previstas, além da instalação de duas novas balanças para os portões. Vale destacar a entrada em operação do novo sistema de gestão portuária, o PortoNet – sistema que agiliza o trabalho dos intervenientes no agendamento de entrega e retirada de cargas pela internet.
Entre as principais mercadorias exportadas pelo Porto de São Francisco do Sul figuram commodities como o milho e soja em grãos, além de bobinas de aço. Na importação, o grande destaque são produtos siderúrgicos.