Duas empresas do setor de pneus passam a figurar no seleto grupo de companhias que integram o Índice Dow Jones Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index), gestado e administrado pela RobecoSAM.
O DJSI – que existe desde 1999 – é o mais importante indicador do mercado de capitais global voltado ao segmento de sustentabilidade e meio ambiente. Um de seus objetivos é o de incentivar e valorizar as ações de responsabilidade social corporativa das companhias ao redor do mundo, e tem como contrapartida, o papel de vitrine para investidores institucionais de grande porte que buscam ações de empresas do gênero para a composição de seus portfólios de investimentos.
Neste ano, a RobecoSAM avaliou 2.500 empresas de capital aberto em 47 países. Apenas 10% do universo de empresas pesquisadas entram na composição da carteira do DJSI.
Uma delas foi a Nokian Tires, tradicional empresa produtora de pneus da Finlândia – que publica relatórios de sustentabilidade pautados na metodologia GRI desde 2012. Entre os objetivos e metas da companhia até 2020 estão a significativa redução da resistência ao rolamento de seus pneus, o que permite uma redução de 20% na emissão de CO2, por exemplo.
Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade da Nokian, acesse: Sustentabilidade Nokian.
Outra empresa do setor de pneus foi a Hankook Tire. A empresa sul-coreana já figurou no portfólio de ações do DJSI em 2016, figurando, portanto, pelo segundo ano consecutivo no indicador. Em comunicado ao mercado, a Hankook ressalta a estruturação de seu Sistema Integrado de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa que envolve desde a alta administração até os comitês permanentes, dentre eles: Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Energia, Empregados, Produto, Ética e Conformidade, Filantropia e Fornecedores.
No final de 2016, a empresa definiu o programa Visão 2020, que inclui metas e objetivos de médio e longo prazo ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentre os quais, contam com objetivos de melhoria em igualdade de gênero, trabalho decente, crescimento sustentável, redução das desigualdades e ações climáticas.
Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade da Hankook, acesse: Sustentabilidade Hankook.
Outros setores
A Basf também comunicou à redação da Transportepress a inclusão de suas ações no DJSI pela 17 vez consecutiva, em reconhecimento à sua abrangente gestão da inovação, relatórios ambientais e sociais, bem como sua avaliação de materialidade.
A companhia também foi novamente listada no índice FTSE4Good. Tais índices listam apenas as empresas que cumprem critérios rigorosos nas questões sociais, ambientais e de governança corporativa (ESG, da sigla em inglês Environmental, Social and Governance).
Informações adicionais estão disponíveis em BASF Sustentabilidade e BASF classificações e rankings de sustentabilidade.
Great Place to Work
A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, com atuação no setor de lonas para caminhão, nos reportou a conquista do selo de Certificação GPTW 2017, concedido pela Great Place to Work, que reconhece, através de pesquisas com seus colaboradores, os melhores ambientes de trabalho dentre as empresas brasileiras e globais.
Entre os fatores avaliados pela GPTW estão indicadores de liderança, credibilidade, respeito, orgulho, integridade, comunicação, entre outros. Para conquistar o certificado é necessário atingir um índice de confiança de 70% dos colaboradores: a Cipatex obteve 85%.
Criada em 1964, a empresa tem 1.400 colaboradores em cinco plantas industriais. A matriz fica em Cerquilho, no interior do Estado de São Paulo.
Para mais informações, acesse: Cipatex Responsabilidade Social e Cipatex Responsabilidade Ambiental.