Sílica, canola e nanotecnologia são as principais características da nova gama de pneus Nokian WR All-Weather apresentados ao mercado nesta semana pela empresa finlandesa.
Projetados para rodar em todos os tipos de condições climáticas e com foco comercial sobre o mercado norte-americano, os novos pneus Nokian WR G3 reúnem passaram por testes em toda a Europa Central, incluindo testes de 200 milhas ao redor do Círculo Polar Ártico.
“O design personalizado, os compostos de borracha utilizados e a estrutura dos pneus atendem condições diversas de tempo, bem como diferentes estilos de condução”, diz em nota o vice-presidente de R&D da Nokian, Juha Pirhonen, ao garantir o uso seguro em condições climáticas diversas ao longo de todo o ano.
“O pneu foi montado com compostos criogênicos de canola, uma nova combinação de borracha natural que também inclui sílica e óleo de canola, ingredientes que favorecem a aderência em pisos molhados no inverno, além da resistência ao desgaste em temperaturas variadas”, descreve o executivo.
“O óleo de canola”, diz, “oferece maior resistência a rasgos e perfurações e melhora a aderência no gelo e na neve. Graças a essa combinação o pneu se adequa à busca por soluções inovadoras e ecológicas, além de apresentar uma resistência muito baixa ao rolamento. Isso possibilita, ao mesmo tempo, menos consumo de combustível e menor nível de emissões nocivas ao efeito estufa”, disse.
Outra destaque recai sobre o uso da Silent Sidewall Technology, uma cinta especial usada na lateral do pneu que reduz o ruído e as vibrações emitidas pela superfície da estrada.
A família Nokian WR G3 será oferecida nas medidas de 14” a 19” e as classificações de velocidade vão de T a V, sendo as características dos pneus ideais para as condições climáticas variadas encontradas na América do Norte, destaca o informe da empresa.
O Nokian WR G3 chega às redes de varejo na Primavera de 2013.