O Novo Ford Cargo 1723 preparado para coletor/compactador de resíduos vem com modificações e equipamentos para atender os requisitos específicos desse tipo de aplicação, conhecida pela severidade e variação nas solicitações de carga durante a operação nas ruas.
Segundo a montadora o seu sistema de tração é reforçado e a transmissão de seis marchas ganhou primeira mais curta para aumentar o torque na saída e opera com eixo simples, com relação de 5,38:1 – intermediária entre as relações de 4,10 e 5,59 do eixo de dupla velocidade do modelo padrão.
O novo eixo trativo tem também carcaça de espessura maior e semiárvore de diâmetro maior, que aumentam principalmente a resistência de partida em rampa. A embreagem reforçada, com 395 mm de diâmetro, aumenta a durabilidade.
O sistema de freios foi igualmente redimensionado, com novos tambores dianteiros e traseiros (de 17×7" e 15×8 5/8", respectivamente) e câmaras tipo pistão na traseira, em vez de diafragma. Tudo isso contribui para aumentar a eficiência e durabilidade do sistema.
Outro recurso de segurança é o manetim de freio no painel para partida em rampa, que permite modular a força de saída sem dar trancos, protegendo o sistema de tração. A suspensão ganhou robustez com a adoção de feixe de molas dianteiras e traseiras semielípticas, com número maior de lâminas.
O Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos é disponível com dois entre-eixos especiais, de 4.340 mm e 4.800 mm, este último para implementação com tração 6×2.
Ele vem ainda com escapamento vertical, que evita o levantamento de poeira e emissões na direção dos garis que trabalham atrás do veículo. Tem também tomada de força traseira, para-choque estreito, protetor do radiador e bancos com revestimento em vinil para facilitar a limpeza.
É equipado com motor Cummins ISB 6.7 de seis cilindros, com potência de 230 cv (a 2.300 rpm) e torque de 821 Nm (a 1.500 rpm) e transmissão Eaton de seis marchas. Seu peso bruto total é 16.000 kg, ou 23.000 kg com instalação de terceiro eixo.