Ao lado da rotulagem de pneus (na Europa), 2012 pode ser entendido como o grande ano dos sistemas de monitoramento de pressão de pneus, os chamados TPMS (Tire Pressure Monitoring Systems, na sigla em inglês).
Tecnologia obrigatória por lei nos Estados Unidos, desde 2000, o TPMS tem na Schrader International Inc. – que conta com unidade no Brasil -, uma das empresas mais expoentes do mercado e líder mundial com número superior a 306 milhões de dispositivos do gênero instalados em veículos que rodam nos Estados Unidos.
Um exemplo da força da Schrader pode ser expresso no TPMS de última geração que a Pirelli está introduzindo no mercado brasileiro, o Cyber Fleet.
Desenvolvido a quatro mãos – e com patente adquirida pela Pirelli -, o Cyber Fleet é um equipamento destinado exclusivamente ao monitoramento de pneus de caminhões e veículos de carga, mas que agrega valores que vão além dos pneus, podendo servir como sistema de monitoramento de toda frota de veículos, em tempo real.
A relevância disso pode ser expressa, em linhas gerais, em segurança na condução dos veículos, em economia de combustível, em economia de pneus e aprimoramento da gestão e administração do ativo pneu, concomitantemente ao da frota e seus veículos.
Obrigatório nos Estados Unidos e tornado lei na Europa – em novembro de 2012, juntamente com a rotulagem de pneus -, o TPMS agora é equipamento que sai instalado de fábrica em veículos de passeio e de carga nesses dois megamercados automotivos, mas que deve ser lei também em países como o Japão, China, Coreia do Sul e Índia até 2017.
Lei ou não, Continental, Michelin, Goodyear e Bridgestone, estão seguindo à risca o exemplo da Pirelli e ao longo de 2012, principalmente a partir da Reifen 2012 (Europa) e da MineExpo (EUA), tornaram públicos seus sistemas de monitoramento, uns tão avançados como os da Pirelli, outros mais simplificados, mas em linha com a nova tendência de mercado e de extrema relevância para a segurança de quem dirige um automóvel, ou busca a gestão do seu ativo, no caso das frotas comerciais.
Além de veículos de passeio, os sistemas TPMS ganham corpo sobre os veículos de transporte pesado e sobre os chamados veículos e máquinas OTR – usados em mineração, por exemplo, segmento que levou aos últimos lançamentos para esse tipo de equipamento pela Schrader, Michelin e Bridgestone.
Aqui no Brasil, a Recaufair 2012 foi o espaço escolhido pela Schrader para o lançamento de seu TPMS para veículos de passeio, que pode ser adquirido em qualquer loja da rede de revendas da marca e suas autorizadas. A empresa também finaliza pesquisas e testes de campo para lançar o seu TPMS voltado para caminhões e ônibus.
Um sinal de como os sistemas TPMS andam em alta pode ser expresso pelo prêmio concedido pela Revista Times para o equipamento da Goodyear.
O Air Maintenance Technology, o TPMS da Goodyear, foi desenvolvido em conjunto com o Departamento de Energia dos Estados Unidos e com o Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg (Luxemburgo), e premiado como a melhor invenção de 2012.
O objetivo da empresa norte-americana de pneus é lançar o AMT em pneus voltados para caminhões nos Estados Unidos. Para a Europa, a proposta é lançar o equipamento para pneus de veículos de passeio.
O sistema de monitoramento desenvolvido pela Bridgestone, o CAIS (Contact Area Information Sensing) também foi alvo de premiação por sua inovação tecnológica, concedida pela Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence, de Colônia, na Alemanha.
O sistema é baseado em um sensor sem fio localizado no interior do pneu que emite sinais, em tempo real, para um display instalado no painel do veículo.
Através desse sensor, o motorista tem um acompanhamento instantâneo das vibrações sofridas pelo pneu no solo, e o tipo de solo em que está rodando – seco, semi-seco, lama, molhado, neve fresca, neve compacta e gelo.
O que é TPMS
O sistema de monitoramento de pressão dos pneus é um velho conhecido de quem possui carros importados ou já rodou em países como os Estados Unidos, Europa e Japão.
Em linhas gerais, trata-se de um dispositivo que é instalado no bico de ar do pneu ou dentro do pneu – segundo as tecnologias mais avançadas do momento.
Com o movimento do carro, o dispositivo mede se os pneus estão rodando com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo ou não e enviam sinais captados por antenas ou receptores instalados no carro que informam, em painéis específicos, a condição dos mesmos.
A importância de se rodar com a pressão correta dos pneus vai desde a questão da segurança do automóvel, passando pela maior economia de combustível que isso acarreta e a longevidade desse pneu.
O aperfeiçoamento da tecnologia permite hoje que não apenas seja inserido um TPMS no bico de ar dos pneus – esse tipo de equipamento mede apenas a pressão -, mas chega, no contexto do Cyber Fleet – desenvolvido pela Schrader e Pirelli -, a medir a temperatura dos pneus, a velocidade dos pneus/rodas, se o pneu foi retirado da posição em que foi montado na roda, chegando à determinação de sua posição geográfica – onde o pneu está no bairro, cidade, estado, país – e o número de quilômetros que foram rodados com o mesmo.
Esse aparelhamento tecnológico visto sob a ótica de um condutor de veículo de passeio pode parecer mais que o necessário, mas para uma empresa de transportes com mais de 100 caminhões rodando ao mesmo tempo, saber a condição de um pneu A, de um pneu B, de um pneu C, em tempo real, representa uma grandiosíssima diferença no bolso no final de um mês, seja em segurança, em economia de combustível, em assegurar a qualidade do pneu e a gestão desse ativo – em recapagens – e vida completa do produto.
Links relacionados:
A rotulagem veio para mudar o mundo dos pneus
Motoristas dão pouca importância aos pneus
Fontes para pesquisa
Schrader lança TPMS para máquinas OTR, nos EUA
Schrader: o TPMF no Brasil e no mundo
Monitor de pressão da Schrader ganha prêmio nos EUA
TPMS da Goodyear, melhor invenção do ano
Bridgestone TPMS chega ao mercado europeu em dezembro
Bridgestone lança TPMS para pneus fora de estrada
Michelin apresenta o MEMS 2 e o novo pneu MICHELIN XDR2
Michelin apresenta o XDR2 e o sistema MEMS em Las Vegas
Pirelli lança pneu inteligente para caminhões
Pirelli faz estreia mundial do Cyber Fleet na Reifen
Cyber Fleet deve chegar ao mercado até fevereiro de 2013
Pirelli lança o Cyber Fleet no Brasil
30 empresas já usam o Cyber Fleet no Brasil
Pneu recapado pode usar o Cyber Fleet? Sim. E de outra marca, pode? Sim. Quanto dura o sensor? 350 mil km.
Pneu inteligente da Bridgestone ganha prêmio internacional
Continental lança sistema de controle de pressão de pneus