A parada da regata Volvo Ocean Race em Gotemburgo, na Suécia, serviu de ambiente para que a Volvo Buses realizasse uma demonstração de seu sistema de transporte inteligente, através do protótipo de ônibus elétrico para uso urbano (autônomo) que vem desenvolvendo em seus projetos de pesquisa automotiva.
“Com baixo nível de ruído e operação livre de emissões, os sistemas de ônibus elétricos oferecem uma excelente alternativa para o transporte público e com vários graus de automação podemos avançar ainda mais em segurança, conforto e eficiência”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses, durante a Volvo Ocean Race.
O ônibus autônomo – de 12 metros – foi projetado para proporcionar aos passageiros uma viagem segura e confortável. É programado para acelerar e frear suavemente e suavemente iniciar e parar.
Nas paradas determinadas, o coletivo sempre pára exatamente na mesma posição, com o mesmo espaço entre o ônibus e a plataforma para entrada e saída convenientes.
O modelo é equipado com sensores que mantêm uma vigilância constante em torno do veículo para evitar incidentes e acidentes, identificando objetos que se aproximam do ônibus, ajustando sua velocidade ou parando-o.
O autônomo é projetado para uma condução suave, de modo que sua operação seja tão eficiente em energia, quanto ecologicamente correta.
Segundo Håkan Agnevall, o protótipo autônomo também será usado para pesquisas sobre o espaçamento com outros coletivos, onde os veículos dirigem em comboio no tráfego urbano.
A base do projeto é o FFI Ônibus Urbanos Autônomos – programa estratégico em pesquisa e inovação que tem a cooperação do setor automotivo e do governo sueco -, e o KRABAT – que também é uma iniciativa do governo sueco para viagens e transportes do futuro.
No início deste ano, a Volvo Buses lançou um projeto conjunto de ônibus elétricos autônomos com a Nanyang Technological University (NTU) para desenvolver e testar ônibus autônomos em Cingapura.