A Mercedes-Benz apurou alta de 21% nas vendas de ônibus entre janeiro e junho deste ano, detendo uma participação de 70% no segmento urbano e de 50% no rodoviário. Em que pese o bom desempenho, a empresa está revendo sua expectativa de vendas para o ano.
“Esperamos vender entre 28 mil e 30 mil unidades, mas diante do quadro registrado nas últimas semanas – manifestações em todo o Brasil – é mais provável que fiquemos nas 28 mil unidades/ano”, disse o diretor de vendas e marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa – durante apresentação da companhia na Transpúblico 2013, feira organizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
Hoje, de cada 10 ônibus que circulam pelo Brasil seis são da Mercedes-Benz que está obtendo excelentes resultados junto à comercialização de Bus Rapid Transit (BRTs).
“Esperávamos vender 50 unidades e já estamos com 200 veículos comercializados o que nos leva a pensar na expansão da capacidade de produção a fim de atender a demanda”, disse o executivo, ao destacar que as exportações do modelo correspondem a 10% das vendas até o momento.
Das 200 unidades vendidas do superarticulado, 30 já estão em circulação na Região Metropolitana de São Paulo.
Copa do Mundo, Olimpíadas 2016, mas também a “pressão” pela modernização do sistema de transportes, vinda das ruas, são os fatores que explicam o desempenho da companhia, notadamente no segmento BRT, que encontra demanda em alta em localidades como o Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto – áreas em que se registram ainda processos de renovação de frota de ônibus convencionais.
Na Transpúblico 2013, a montadora alemã apresenta um rol de novidades que passa pelo estabelecimento de parceria com a Eletra – empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica -, junto ao HíbridoBR, o primeiro ônibus híbrido com tecnologia 100% nacional a circular no País, bem como no lançamento de um modelo exclusivo (Off The Road) voltado ao transporte escolar.
“Ganhamos a licitação para 2.600 unidades do programa Caminho da Escola. Com isso, estamos entrando de forma consistente neste importante segmento”, destaca Walter Barbosa, ao apontar ainda novidades em motorização – a companhia está apresentando em primeira mão o motor bicombustível diesel + GNV e os chassis OF 1721L/59 e OF 1724L/59 com suspensão pneumática.
Suspensão pneumática
Segundo informe da engenharia da Mercedes-Benz a suspensão pneumática dos chassis OF é formada por bolsões de ar (2 na dianteira e 4 na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras.
Entre as vantagens para o usuário figura a redução de trepidações e do nível de ruído interno, o que se traduz em conforto. Para o motorista, o principal reflexo é a segurança, com ganhos de dirigibilidade e produtividade e ao frotista o ganho se dá na redução de custos de manutenção, além de menor tempo do coletivo parado pela necessidade de eventuais reparos.
Diante de tantas opções e novidades a Mercedes-Benz criou uma frota de demonstração para clientes de sua nova linha de ônibus.
Ela é composta por modelos rodoviários (O 500 R, RS e RSD), articulado O 500 MA, superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”, o chassi OF 1519, dois OF 1721, dois OF 1724 e dois modelos para fretamento (OF 1724 com suspensão metálica e O 500 M).
A empresa disponibiliza uma equipe profissional dedicada para essas demonstrações. Para que elas ocorram os interessados devem solicitar tais demonstrações junto aos concessionários da marca.
Segundo a companhia, os veículos poderão ser utilizados em operação regular das empresas de transporte, permitindo total avaliação de suas características, vantagens e benefícios em termos de desempenho, conforto e segurança.