Os negócios da fabricante de pneus coreana Nexen registraram crescimento de 200% na China, nos últimos dois anos, aponta comunicado da assessoria de imprensa da companhia.
Fornecedora da subsidiária da Hyundai na China, a Nexen vem obtendo contratos importantes para o fornecimento de equipamentos originais, dentre elas a montadora chinesa Anhui Jianghuai Automobile Co. Ltd, que no Brasil é mais conhecido apenas como JAC.
Entre as alegações do rápido crescimento no mercado chinês, a Nexen destaca a velocidade de adaptação de seus produtos às exigências e aplicações daquele mercado. Só em 2010 a empresa vendeu 1,1 milhão de pneus na China.
A Nexen atua nesse mercado desde 2005, através de sua filial, a Qingdao Nexen Inc. Yuntae.
A planta, com 1,1 mil trabalhadores conta com um centro de desenvolvimento próprio e vem se transformando no principal polo exportador da Nexen, ponto de onde a companhia já vende pneus para mais de 130 países.
Da produção total, 70% seguem para o mercado internacional e 30% para o mercado interno chinês.
Entre os planos da Nexen estão investimentos contínuos na operação chinesa que deve chegar a 2017 com uma produção de 20 milhões de unidades. De forma combinada com a planta da matriz coreana, em Yangsan, a Nexen reunirá uma capacidade produtiva de 60 milhões de pneus por ano.