As ações de melhoria contínua e inovação adotadas pela Panalpina Brasil, localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo, foram reconhecidas pela matriz da empresa como modelo em operações de LMS (Logistics Manufacturing Services – ou serviços logísticos aplicados à produção). Além da unidade brasileira, apenas as filiais do Panamá e Dubai possuem esse tipo de operação.
O reconhecimento valeu a filial a certificação LogEx (Logistics Excellence) Ouro e mede, entre outros quesitos, o investimento em qualificação de colaboradores através de treinamentos em Lean; a criação de procedimentos e instruções de trabalho, implantação da metodologia 5S e utilização de ferramentas de eliminação de desperdícios (Value Stream Mapping – VSM).
A unidade paulista dedica-se às operações SKD (Semi Knocked Down), que envolvem armazenagem, montagem de “kits” e gabinetes, atualização de softwares e a distribuição para o cliente final, que são as empresas de telecomunicações.
“O Grupo Panalpina possui mais de 300 armazéns globais e a filial sorocabana foi a segunda do mundo a receber essa certificação. Além dela, apenas um armazém do México conquistou este prêmio”, diz em nota a gerente de logística operacional da Panalpina em Sorocaba, Sueme Medrado.
Operador logístico multimodal, o Grupo opera produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística em uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de 70 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 90 países. Entre os diversos segmentos de atuação, vem ganhando destaque também nos setores de Energia e Projetos.