A China Rubber Industry Association (CRIA), entidade que representa a indústria de pneus na China, voltou à campo e, durante a realização de uma conferência em Beijing -, com mais de 50 delegados chineses e estrangeiros -, delimitou um dos grandes desafios da indústria local: a construção de condições que permitam ao setor adequar-se às normas globais, principalmente ao pneu verde.
Triangle Group Co, Double Coin Holdings, Aeolus Tyre Co, Hangzhou Zhongce Rubber Co, entre outras companhias chinesas, manifestaram a necessidade de modernizar seus parques fabris e investir pesado em tecnologias voltadas para a construção desse tipo de produto – que está dentro da onda ecológica que varre o planeta.
Segundo a CRIA, há dificuldade em saber, primeiro, os conceitos que norteiam esse tipo de produto, as matérias-primas as quais ele estaria vinculado – para a sua confecção -, quais os processos de inovação que a indústria chinesa precisa para essa adequação e, mais que isso, um melhor entendimento sobre as normas e certificações do mercado internacional sobre esse tipo de pneu.
Segundo o presidente da CRIA, Fan Rende, o pneu verde é o futuro da indústria de pneus no mundo, sendo que o programa de rotulagem definido pela União Europeia é o caminho pelo qual a indústria chinesa precisa andar para estar em sintonia com esse movimento.
Rende destacou que as indústrias de pneus do Japão e da Coreia do Sul já estão alinhadas a esse movimento e vêm implantando os padrões de classificação europeus, de forma voluntária, desde 2010, mas para a indústria chinesa os conceitos implícitos sobre o pneu verde ainda são muito vagos.
Um dos objetivos da conferência, inclusive, foi para dar o ponta pé inicial de um trabalho conjunto entre a CRIA e os órgãos representativos da Europa.
A CRIA considera esse um passo fundamental para a criação de um novo padrão de produção de pneus na China, elemento crucial , também, para melhorar a imagem que os produtos chineses têm no mercado internacional.
Tecnologia
Por investimento em tecnologia, a CRIA aponta que a realização de pesquisas e desenvolvimento é um dos elementos básicos para que os produtores chineses atinjam o grau de competitividade e de qualidade de seus concorrentes internacionais.
Segundo a CRIA, esse seria o segredo do sucesso alcançado pela Bridgestone, Michelin, Sumitomo, Pirelli e Hankook, que juntas já investiram cerca de US$ 4,97 bilhões em pesquisa e desenvolvimento desde 2010.
Estados Unidos
Fan Rende não está preocupado só com a questão do pneu verde, mas também com normas e dispositivos que precisam ser adotados pelos produtores chineses, como um sistema de recall semelhante ao praticado nos países ocidentais.
Essa, aliás, é uma questão que motivou a atual queda de braço entre chineses e norte-americanos, algo que na visão de Rende tende a crescer em temperatura e pressão, na medida em que o tema vem ganhando status dentro da plataforma política dos candidatos à presidência dos Estados Unidos.