A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em conjunto com a Veja Consultoria, avalia estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental para a nova ferrovia que ligará a cidade de Cascavel e o Porto de Paranaguá.
O estudo, que conta com três alternativas de trajeto, deve estar concluído no primeiro semestre de 2013 e conta com o apoio do governo federal e de empresas da iniciativa privada.
A ideia é ligar Cascavel, Mafra, São Francisco do Sul e Paranaguá, atendendo dessa maneira a região produtora de grãos do estado paranaense, especialmente os produtores de soja e milho.
Além de um traçado mais uniforme, o objetivo é elevar a velocidade média de transporte de cargas dos atuais 15 km/h para 65 km/h, além de possibilitar o uso de maior número de composições.
Além do Paraná, o projeto beneficia produtores do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além do Paraguai, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho. Segundo ele, com o novo traçado, a capacidade de transporte ferroviário pode crescer em oito vezes sobre a capacidade atual, de 10 milhões de toneladas por ano.