Balanço do Governo do Estado do Paraná aponta para a recuperação de 700 quilômetros de estradas rurais pelo projeto Patrulha do Campo, um grupo de trabalho que se constitui de escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes.
Segundo o governo local, o conjunto é repassado para consórcios intermunicipais e utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios. Até o momento 125 municípios já estão aptos a receber a patrulha do campo.
De junho até agora 30 grupos já trabalharam em 44 municípios paranaenses.
Os trabalhos da Patrulha do Campo também seguem as práticas conservacionistas: não desrespeitam o meio ambiente e ajudam a combater problemas de solo, como a erosão.
“Não adianta fazer uma estrada bonita se a propriedade tem problema de erosão. Então, antes de fazermos a estrada estudamos a conservação do local para realizar a obra da melhor maneira possível”, explica o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Codapar), responsável pelo programa, Tino Staniskewski.